Pular para o conteúdo principal

Iniciando com a API do Zabbix

Olá pessoal,

Nas últimas semanas tenho recebido muitas dúvidas sobre como iniciar com a API do Zabbix.

Apesar de eu ter feito um hangout e disponibilizado alguns vídeos iniciais sobre a API do Zabbix, os leitores do blog e das listas/fóruns que eu participo ainda tem muitas dúvidas sobre a API do Zabbix, especialmente o pessoal que trabalha na parte de infraestrutura.

Alguns pontos importantes


Inicialmente, esqueça a parte gráfica (dashboard, relatórios em PDF, gráficos etc.)
Nenhuma API faz isso se você não souber programar em uma linguagem com bibliotecas específicas para isso.

Vejo muitos pessoas por aí mostrando telas, gráficos tipo guage etc falando que fez isso com API. Não se enganem, isso não é API, é desenvolvimento Web que está consumindo os dados do Zabbix através de API. Fazer isso não é uma coisa trivial, ainda mais para utilizadores de uma ferramenta onde a maioria dos usuários é da área de infra e não possuem experiência em programação.

Bom, depois disso, espero que você não seja mais enganado sobre qual é o propósito da API do Zabbix.

Segundo a documentação oficial da API do Zabbix:

Zabbix API allows you to programmatically retrieve and modify the configuration of Zabbix and provides access to historical data. It is widely used to:
  • Create new applications to work with Zabbix;
  • Integrate Zabbix with third party software;
  • Automate routine tasks.
O fato de você aprender a fazer as requisições com os métodos da API do Zabbix não te dará know-how para fazer esses três exemplos citados na documentação da API do Zabbix. Ou seja: se você não souber programar em alguma linguagem, seja ela backend ou frontend (ou até mesmo usar ferramentas em Shell Script) você não conseguirá tirar proveito da API do Zabbix.

Uma coisa é certa. A API do Zabbix trabalha no lado servidor, ou seja, no lado backend. Então, mais uma vez, quem te mostrar um gráfico gauge ou outro qualquer e falar que o fez com a API do Zabbix, está equivocado. Ele fez esse gráfico com uma linguagem frontend.

Portanto, para você que não sabe programar, tenha em mente:

  1. Aprenda a fazer as requisições do que você quer recuperar do Zabbix
  2. Entenda como funciona o formato JSON
  3. Comece fazendo as requisições diretamente no terminal usando wget ou curl
Depois desses passos, escolha uma linguagem de programação, uma biblioteca com a API do Zabbix implementada e estude, estude muito. Eu sugiro você começar com linguagens como Python, PHP ou Ruby, que tem as melhores bibliotecas para trabalhar com a API do Zabbix.

Isso não é um bicho de 7 cabeças. Estudando você aprende fácil.


Para quem já sabe programar, a minha única sugestão é escolher uma biblioteca com a API do Zabbix e partir pro abraço. Se você for desenvolvedor Web, melhor ainda, vai fazer o que muitos usuários do Zabbix buscam, ou seja, dashboards personalizados.

Espero ter ajudado aos que ainda tinham dúvida sobre o que a API do Zabbix faz.

Dúvidas, estou a disposição para responde-las.

Abraço e até o próximo post.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Integração Zabbix + GLPI

Versão atualizada Essa atualização é em consequência de pedidos vindo dos gringos e também a pedido da Zabbix SIA por ser o 4.º conteúdo mais popular no recém criado  https://share.zabbix.com/  e o 1.º entre os brasileiros.   Para conferir a lista dos mais populares, acesse  https://share.zabbix.com/popular Há um tempo que eu queria desenvolver algo para integrar o Zabbix a algum outro sistema. Esse ano surgiu uma oportunidade de implementação de alguns sistemas de inventário e gerenciamento de chamados. Logo pensei em fazer uma integração para abertura e fechamento automático dos tickets quando ocorresse algum problema que o Zabbix identificasse. Porém, o meu entusiasmo foi logo caindo quando eu percebi que não era uma coisa tão trivial de se fazer. Pesquisei várias fontes em busca de informações a respeito dessa integração, porém não passavam de tutoriais ensinando como abrir tickets no GLPI enviando um e-mail. Estudando mais um pouco o GLPI, percebi que não era possível

Primeiros passos com API do Zabbix

Bom galera, Faz tempo que não posto nada sobre Zabbix. Então, quis presentear vocês com um conteúdo mais avançado. Espero que ao menos 1 vez por mês coloco mais assuntos como esse no blog. Vou mostrar para vocês como utilizar a API do Zabbix. Antes vou explicar de forma básica o que API para os que não sabem do que se trata. Programadores tem a obrigação de saber.  :P - API  - Application Programming Interface  - é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software. Isso permite que aplicações de terceiros utilizem as funcionalidades oferecidas pelo software.

Usando LSOF para verificar porta usada por determinado processo

Outro dia fui realizar alguns testes em aplicações rodando no JBoss e verifiquei que nenhuma aplicação estava funcionando. Verifiquei no log do JBoss que o serviço iniciava e ocorria vários erros, informando que não conseguia fazer o deploy das aplicações. Mesmo parando o serviço do JBoss, verifiquei com a ferramenta nmap que a porta 8080 continuava aberta.